Quem é Clésio Andrade, o ex-senador da renúncia

A carreira do empresário mineiro Clésio Andrade, batizado Clésio Soares de Andrade, começou aos 11 anos de idade. Ao lado do pai, proprietário de um ônibus de linha que circulava em Belo Horizonte, Clésio começou a vida dentro de um coletivo como cobrador. Sua carreira evoluiu, mas seguiu sempre ligada aos ônibus mineiros. Foi dos coletivos que veio o dinheiro que pagou as três faculdades do empresário: contabilidade, administração e economia.

Clésio Andrade

A história empresarial e política de Clésio Andrade

Ao completar 40 anos, Clésio Andrade já tinha transformado o ônibus do pai em um grande negócio. Além da empresa ônibus, Clésio era dono também de uma transportadora de combustíveis. De lá para cá Clésio investiu em muitas empresas, indo da agropecuária, com foco no café, sua paixão, à publicidade, como no episódio em que comprou sociedade nas agências SMP&B e DNA. Foi nessas agências que Marcos Valério operou o esquema do mensalão, uma ligação infeliz que lhe custou a renúncia e o tornou em ex-senador anos depois.

Na década de 70, já era presidente de uma cooperativa de transporte. Nos anos 80, assumiu a presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e em 1993, chegou à presidência da Confederação Nacional do Transporte, cargo que ocupa até hoje.

O trabalho exemplar desenvolvido na CNT, modernizada por ele, e em suas empresas, fizeram com que Clésio entrasse para política. Em 2003, em sua segunda tentativa nas urnas, Clésio Andrade foi eleito vice-governador na chapa de Aécio Neves. Em 2006, foi eleito suplente junto com Eliseu Rezende. Quando Eliseu faleceu em 2011, Clésio assumiu a vaga que o forçou a renúncia em 2014 para se defender das acusações do PT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s