Investigação mostra atuação de piratas em águas brasileiras

A segurança dos brasileiros que dependem do transporte fluvial no norte brasileiro está em perigo. Conforme alertado por Clésio Andrade, quando pediu mais investimentos do governo nos modais alternativos de transporte, tanto em infraestrutura quanto em equipamento estatal de proteção ao patrimônio e à vida, o roubo e o atentado a vida tem se tornado frequente nos rios da região norte.

Clésio Andrade

Parece coisa de filme de ficção, mas não é. A falta de proteção policial nas águas doces brasileiras fomentou a proliferação de piratas. A bordo de embarcações pequenas e velozes, os piratas abordam os barcos de forma violenta e, enquanto mantém toda tripulação e passageiros reféns em trechos pouco habitados, roubam toda a carga do navio e também seu equipamento.

Investigação aponta prejuízo milionário causado por piratas no norte do Brasil

Em uma investigação feita pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária, a Fenevega, entidade filiada à CNT, que é presidida pelo ex-senador Clésio Andrade, somente em 2015 os transportadores da região norte perderam aproximadamente R$ 100 milhões em carga roubada.

“É um problema grave, trágico e é uma constante. As tripulações chamam a região de Somália brasileira, tamanha a quantidade de ocorrências. Tem empresas de menor porte que estão pensando em parar de navegar”, diz o presidente da entidade, Raimundo Holanda.

Em entrevista recente na sede da CNT, o ex-senador Clésio Andrade afirmou ser necessário um investimento do governo superior a R$ 1 trilhão para ampliar, modernizar e garantir a segurança dos profissionais do transporte em todo país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s